segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Modelagem de dispersão turbulenta em simulações Euler-Euler no ANSYS FLUENT.

Quando se modela escoamentos com uma fase contínua e uma fase dispersa, a interação entre as partículas/gotas/bolhas dessa fase dispersa e a turbulência (vórtices) da fase contínua gera um efeito chamado "dispersão turbulenta" (dependendo de uma série de fatores, obviamente). Esse efeito é até tratado, com certa frequência, quando se modela a fase dispersa utilizando uma abordagem lagrangeana. Pode-se incluir esse efeito também quando se usa uma abordagem Euler-Euler para o problema. O único inconveniente (se é que podemos chamar assim) de fazê-lo no FLUENT é que esse modelo deve ser incluído na modelagem via TUI (Text User Interface).
Para incluí-lo, deve-se preparar o set-up, pelo menos até a etapa de seleção do modelo de turbulência para o problema (κ-ε contínuo-disperso, por exemplo, como mostrado na figura abaixo).


Então, na própria janela do FLUENT, na área de texto (o TUI), deve-se entrar com o seguinte comando:

/define/models/viscous/multiphase-turbulence/ multiphase-options

Respondendo-se yes às duas perguntas que se seguem (como mostrado abaixo) se ativa o modelo de dispersão turbulenta para simulações contínuo-dispersas Euler-Euler no FLUENT.


Saudações.

Um comentário: