sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Compilador de C para criação de UDFs no FLUENT em Windows x64.

Uma questão recorrente é qual compilador de C utilizar para a geração de UDFs no ANSYS FLUENT em Windows 64 bits (XP, Vista ou 7). Além de como proceder para configurar o compilador com o FLUENT. Vamos lá.
Uma das opções de compilador é o próprio compilador de C++ da Microsoft. Ele tem versões distribuídas gratuitamente com o Microsoft Visual Studio 2010 Express (para sistemas 32 bits) e com o Microsoft Windows SDK (para sistemas 32 e 64 bits).
Antes de instalar o compilador propriamente dito, em máquinas x64 deve-se antes instalar o Microsoft .NET Framework 4. O instalador está disponível gratuitamente no link abaixo: 


Concluída essa instalação, pode-se instalar o compilador, que é parte do pacote do SDK. No link abaixo se encontram as imagens de DVD para todas as versões do Winsows 7 (32 e 64 bits). Nenhuma grande configuração é necessária durante essa instalação. Quem não quiser ficar escolhendo componentes na mão pode fazer a instalação com a configuração padrão do instalador que funciona.


Para quem quiser, aqui vai o link do Microsoft Visual Studio 2010 Express para C++. Quando se instala o compilador para Windows x86 esse pacote tem a interface gráfica e o compilador.


Para usar o compilador, uma bateria de variáveis de ambiente e configurações adicionais devem ser feitas, para fugir delas pode-se simplesmente iniciar o FLUENT via linha de comando de dentro do prompt que é instalado pelo compilador no menu Iniciar do Windows. A figura abaixo mostra a o conteúdo da pasta do menu Iniciar do Windows SDK.


Quando se dispara o prompt acima, a seguinte janela surge:


Digitando o comando acima na janela se inicia o FLUENT com todas as configurações do compilador prontas. Uma forma de evitar digitar todo esse caminho é acrescentar o caminho para o executável do FLUENT à variável de ambiente Path do Windows. Feito isso basta apenas digitar fluent no prompt e o software é carregado.
Com isso o FLUENT está pronto para compilar normalmente UDFs. Apenas mais um ponto aqui, como se pode ver na figura do prompt do compilador, esse prompt padrão está com as configurações Debug. Isso é bom quando se está desenvolvendo as UDFs (porque facilita a localização de erros no programa), mas deixa mais lenta sua execução quando o código está pronto. Para resolver isso pode-se criar um novo item de prompt, duplicando o que já vem com o compilador com outro nome, como mostrado abaixo:


Aqui criei um novo item (copia do prompt padrão) com um "- Release" no nome. Para tornar o link realmente um prompt na versão Release (de execução mais rápida) deve-se editar a definição do link (botão direito no link - Propriedades) acrescentando no item "Destino" o argumento "/Release" no final. Como mostrado na figura abaixo.


Pronto. Quando executado o prompt na versão Release a seguinte janela surge, onde tanto o texto quanto a cor indicam sucesso na alteração.


Executando o FLUENT de dentro desta janela (com o caminho completo ou simplesmente como acima caso o caminho do executável esteja no Path) abre uma seção do software pronta para compilar UDFs para execução.

Saudações.

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