quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Expressões em CEL para interrupção de simulações no ANSYS CFX

Fui utilizar a opção de controle de parada do ANSYS CFX via expressões em CEL e, em uma busca bem fraca, não encontrei exemplos. Aqui segue um então.
Esse controle de parada é bem útil pois, em muitos casos, temos que definir um número de passos de tempo ou um número de iterações muito grande por que não temos como calcular de antemão o tempo necessário de simulação para que o fenômeno que esperamos ocorra.
Nesse exemplo eu queria fazer a simulação parar assim que uma zona atingisse uma temperatura máxima eu defini.
O controle de interrupção fica na janela do Solver Control, como mostrado nessa figura:

A expressão pode estar definida na guia Expressions do CFX (como no exemplo acima), ou pode ser escrita diretamente no item Logical Expression. Essa expressão para controle de parada é bem simples, fazendo apenas uma compação. No caso que fiz, usei a expressão definida como:

stop criteria = maxVal(Temperature)@heat zone>310.0[C]

Essa expressão fez com que a simulação parasse assim que a temperatura máxima em uma região (chamada de heat zone) passasse dos 310ºC. No caso de eu não querer gerar uma expressão para isso na guia Expressions do CFX-Pre eu poderia ter escrito diretamente a condição de parada no Logical Expression.
Uma ferramenta interessante disse controle é que podem-se definir vários critérios de parada, o primeiro que for "atingido" pára a simulação.
Nesse meu caso o controle de interrupção via expressão funcionou muito bem.

Saudações.

2 comentários:

  1. sou um usuário novato no ansys, tenho uma duvida e gostaria de uma ajuda. Estou precisando fazer uma simulação no CFX-pre.
    Preciso que uma certa geometria tenha um fluxo de vento escoando em seu interior(isso eu sei fazer) mas gostaria que a entrada do fluxo entrasse como se fosse um ventilador, de forma que tivesse a interação da hélice e a pulsação (vibração).
    Minha ideia é definir uma expressão na hora de definir a entrada (intel), (meu orientador disse que o caminho era esse) mas não tenho ideia de como fazer.
    Até por que tenho dificuldade para criar expressão no cfx-pre, caso tenha uma dica, ou uma fonte que explique de forma simples agradeceria .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Indiferente de como fazer no CFX-Pre, tu tens a equação a ser usada para definir essa condição de contorno?

      Excluir